Discografia (Desactualizado)

ÁLBUNS DE ESTÚDIO
Álbum: Christina Aguilera | Editora: RCA Records

Christina Aguilera é o nome do seu álbum de estreia. É composto essencialmente por músicas mexidas e baladas, músicas essas que são totalmente produzidas pelo Pop adolescente da altura.
Teve a sua estreia a 24 de Agosto de 1999 e entrou directamente na posição #1 da Billboard 200, sendo que também foi nesta tabela (dos mais vendidos dos EUA) que se manteve por 97 semanas. Ao todo foram vendidas no mundo inteiro cerca de 18 milhões de cópias, tornando-se no 162º álbum mais vendido da história da música e está na 127ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
A sua entrada para o mundo da música garantiu-lhe o Grammy para "Artista Revelação" (2000).

Álbum: Stripped | Editora: RCA Records
O segundo álbum de estúdio trouxe-nos uma Christina totalmente diferente, que nos deu a conhecer eu seu primeiro alter-ego de carreira, "Xtina". Todo o álbum é o oposto daquele que nos fez conhecer Christina, misturando ritmos Jazz, Soul, R&B e Hip-Hop.
O álbum que estreou a 29 de Outubro de 2002, teve entrada directa no #2 da Billboard 200 (sendo também esta a maior posição nesta tabela), mantendo-se 79 semanas no top dos 200 mais vendidos dos EUA, alcançando a marca dos 15 milhões vendidos globalmente.
Foi também considerado pelos escritores do Hollywood Crush (um dos blogs da MTV), como a única peça de música que deve ser ouvida antes do fim do mundo. Em 2004 venceu o Grammy para "Melhor Performance Vocal Pop Feminina" com a música Beautiful (extraída do álbum Stripped).

Álbum: Back To Basics | Editora: RCA Records
O terceiro álbum de estúdio de Christina Aguilera marca o inicio de uma Era totalmente diferente da anterior, como tal "Baby Jane" foi o alter-ego escolhido pela cantora para identificação dessa época. Lançado a 15 de Agosto de 2006, trás-nos outra nova Christina, com um estilo de música inspirado nos anos '20, '30 e '40, definindo-se com blues, jazz e soul e com toques de pop moderno.
Só na sua semana de estreia o álbum foi #1 nos EUA (Billboard 200) e em mais 19 tabelas ao longo do globo, um feito que apenas Madonna havia conseguido há uns anos atrás. O álbum ficou 46 semanas nos discos mais vendidos nos EUA, onde foram contadas até à data mais de 1.700.000 cópias vendidas. No mundo foram contabilizadas aproximadamente 6.500.000 cópias vendidas.
Em 2007 somou mais um Grammy à sua lista, "Melhor Performance Vocal Pop Feminina" para Ain't No Other Man (single de estreia do álbum Back To Basics).
Importante será referir que este é o álbum mais bem sucedido de Christina no nosso país, assim como os singles extraídos do mesmo.

Álbum: Bionic | Editora: RCA Records
A 8 de Junho de 2010 o mundo voltou a deparar-se com uma nova Christina Aguilera, enraizada num novo alter-ego, "Madam X". Contrariamente ao que havia feito no último álbum, Back To Basics, Bionic mostra-nos uma óptima percepção do futuro, com sons bem electrónicos e futuristas.
Com as expectativas para este novo trabalho em altas, algo dá errado e Christina sofre o seu primeiro fracasso comercial. Com vendas abaixo do esperado, a RCA em comunhão com Christina decidem fechar os trabalhos em torno do álbum.
Estima-se que o álbum tenha vendido até à data cerca de 1 milhão de cópias pelo mundo. 

OUTROS ÁLBUNS
Álbum: Mi Reflejo
É o primeiro álbum lançado em espanhol por Christina Aguilera. Lançado a 12 de Setembro de 2000, teve muito boa repercussão comercial pelo mundo, mas em especial nos países latinos. O álbum mistura músicas novas com ritmos latinos, com músicas traduzidas do seu primeiro álbum Christina Aguilera.
Teve 18 semanas na tabela da Billboard 200, onde se estreou na posição #27 (a maior do álbum nesta tabela).
O álbum deu a Christina o seu primeiro a único Grammy Latino para "Melhor Álbum Pop Feminino (2001)". Ao todo o álbum vendeu entre 4 a 5 milhões de cópias pelo mundo.

Álbum: My Kind Of Christmas
É o primeiro álbum de Christina de temática natalina, lançado a 24 de Novembro de 2000. Grande parte dele é composto por músicas inéditas na voz de Christina e de alguns convidados ao álbum. A repercussão do álbum pelos EUA foi satisfatória, encontrando o seu maior pico na posição #28.
Em relação ao número de cópias vendidas existe uma extensa lista de "apostas", há quem diga que o álbum não ultrapassou o milhão e meio de cópias e ainda há a RCA que afirma que o álbum vendeu aproximadamente 6 milhões (um número um tanto ao quanto absurdo).

Álbum - Keeps Gettin' Better
Depois de um primeiro álbum em espanhol e de um primeiro álbum de Natal, chega a vez da primeira compilação que contém os seus maiores sucessos até ao álbum Back To Basics, lançado a 11 de Novembro de 2008.
O som e a imagem futurística do álbum mostra-nos o inicio de uma nova Era e um primeiro passo para o que viria depois, Bionic.
Para além dos seus sucessos o álbum ainda contém duas músicas inéditas e outras duas que foram regravadas e totalmente modificadas, (Genie In A Bottle como Genie 2.0 e Beautiful como You Are What You Are (Beautiful)).
O álbum teve estreia no #9 da Billboard 200, tabela onde permaneceu 27 semanas. Ao todo foram vendidas 1 milhão de cópias pelo mundo.

Álbum - Burlesque: Original Motion Picture Soundtrack
O álbum é a banda sonora do primeiro filme de Christina, Burlesque e foi lançado a 22 de Novembro de 2010. Contém 10 músicas, 8 cantadas por Christina e outras 2 cantadas por Cher, com quem contracena.
Dentre baladas, covers e canções originais a BSO de Burlesque tem vindo a mostrar-se bastante forte nos EUA. Sem qualquer single lançado, o álbum desaparece e reaparece constantemente da Billboard 200. Teve o seu pico na tabela no #18, e permaneceu na mesma, até à data, 53 semanas.
O número de vendas nos EUA ronda as 551 mil cópias e em redor do mundo são estimadas cerca de 1 milhão vendidas.

Álbum: Just Be Free 
É um álbum não autorizado, que contém músicas-demo gravadas por Christina na idade dos 14-15 anos. Apesar da não autorização do lançamento fisico do álbum por parte da editora e da própria Christina, o álbum foi lançado no dia 21 de Agosto de 2001.
O álbum mesmo assim conseguiu entrar na Billboard 200, tendo o seu pico na 71ª posição.




SINGLES (EM INGLÊS)
Álbum - Christina Aguilera

Genie In A Bottle
22 de Junho de 1999
É o primeiro #1 da Christina na Billboard Hot 100 (Estudos Unidos) e no mundo, alcançando o top 5 de todos os países onde foi lançado.
Foram vendidas aproximadamente 7.508.000 de cópias em todo o mundo.



What A Girl Wants
28 de Dezembro de 1999
É o segundo #1 da Christina na Billboard Hot 100 e ao redor do mundo, tornando-se no primeiro hit do milénio. Pelo mundo inteiro foram vendidas cerca de 4.267.000 de cópias.



I Yurn To You
13 de Junho de 2000
I Turn To You marca a primeira balada de sucesso extraída de um álbum seu. Alcançou a posição #3 da Billboard Hot 100 e a #6 ao redor do mundo. Foram contabilizadas 1.490.000 de cópias vendidas no mundo.



Come On Over Baby (All I Want Is You)
26 de Setembro de 2000
O último single do álbum marca o seu regresso aos ritmos dançantes, que se "casam" bastante bem com as rádios. Passa a ser o terceiro #1 da Christina na Billboard Hot 100. Ao redor do mundo foram vendidas 3.171.000 de cópias, deixando a música no #4 da tabelas mundiais.


Álbum - Stripped
Dirrty (Feat. Redman)
16 de Setembro de 2002
Pode dizer-se que apesar das vendas americanas, a este single, se terem mostrado baixas em comparação aos restantes singles, Dirrty, teve uma grande receptividade pelo mundo, vendendo 2.375.000 de cópias. Na Inglaterra foi #1 por duas semanas e em Portugal chegou ao #7.


Beautiful
24 de Dezembro de 2002
É (quase) impossível falar de Christina Aguilera sem nos vir à cabeça um dos seus maiores sucessos, Beautiful, considerado por muitos o seu hino. O seu sucesso teve um impacto no mundo para além do esperado.
É o single de Chritina que mais tempo esteve na Billboard Hot 100, onde chegou ao #2. Pelas tabelas no mundo foi #1 e vendeu aproximadamente 4.626.000 de cópias. No que diz respeito a cópias digitais o single alcançou em Janeiro (2012) 1 milhão de cópias vendidas, um feito notável para uma música anterior à Era digital.

Fighter
3 de Junho de 2003
À excepção da música Beautiful, todos restantes singles extraídos do álbum Stripped tiveram um sucesso moderado pelos EUA, como tal, Fighter, não é excepção à regra. Manteve-se no #20 durante quatro semanas na Billboard Hot 100, a sua maior posição na tabela. Pelo mundo teve um maior impacto que o single de estreia, Dirrty, ficando no #3 das tabelas mundiais.
Ao todo foram comercializadas 2.640.000 de cópias pelo mundo. É bastante notável dizer-se que neste momento e após 9 anos do seu lançamento, Fighter, é mais um dos singles (de Christina) que se aproxima da marca de 1 milhão de cópias digitais vendidas.

Can't Hold Us Down (Feat. Lil' Kim)
28 de Agosto de 2003
É o segundo single extraído do álbum Stripped com melhores desempenhos tanto nos Estados Unidos, como a nível mundial. Ao todo foram vendidas 2.523.000 de cópias, sendo o #3 a sua melhor posição nas tabelas globais.



The Voice Within
23 de Dezembro de 2003
É o último single do álbum e mais um que nos passa uma mensagem bastante tocante. Dos 5 extraídos do álbum este foi o que teve receptividade mais baixa, chegando ao #7 nas tabelas mundiais e vendendo ao todo 1.300.000 de cópias.



Álbum - Back To Basics
Ain't No Other Man
3 de Junho de 2006
Ain't No Other Man marca a entrada de Christina numa nova Era, tornando-se na sua música com melhor estreia na Billboard Hot 100. Foi nesta tabela que chegou à 6ª posição. A nível mundial foi #2, vendendo 4.424.000 de cópias.
Tornou-se num dos maiores sucessos da sua carreira, reconhecido mundialmente.


Hurt
18 de Setembro de 2006
É o retorno de Christina às fantásticas baladas. Apesar de um desempenho modesto nos Estados Unidos, na Europa o single vingou bastante bem, chegando ao #1 em vários países, incluindo Portugal. A nível mundial foi #4, vendendo 3.484.000 de cópias.


Candyman
5 de Fevereiro de 2007
Antes de ser lançado já este se encontrava na lista das mais vendidas nos EUA, tendo o seu pico na 25ª posição. O seu sucesso foi moderado a nível mundial, principalmente a nível das rádios, apesar disto teve boas vendas no iTunes. A sua maior posição mundial foi #13 e vendeu 1.623.000 de cópias.


Álbum - Keeps Gettin' Better: A Decade of Hits 
Keeps Gettin' Better
9 de Setembro de 2008
É o único single extraído do álbum dos maiores sucessos da carreira de Aguilera. Não é só a sua primeira música a entrar no top 10 da Billboard Hot 100 desde Ain't No Other Man, como também a sua melhor estreia na tabela americana, onde estreou em #7, tornando-se este o maior pico da música. Keeps Gettin' Better vendeu 1.803.000 de cópias a nível mundial.

Álbum - Bionic
Not Myself Tonight
30 de Março de 2010
Antes da sua estreia as expectativas para o retorno de Christina e do seu primeiro single eram enormes. Era uma das artistas mais faladas pelas redes sociais durante o inicio do ano, mas infelizmente alguma coisa não correu como esperado. A música que tinha e tem todo o tipo de técnicas para se tornar num hit a nível mundial, ficou-se pelo atributo. Not Myself Tonight não passou mais que 8 semanas no topo da Billboard Hot 100, onde teve o seu pico na 23ª posição. A nível mundial não passou da posição #25.
Segundo a Billboard, Not Myself Tonight, chegou à posição #1 das músicas mais tocadas nas discotecas, encerrando 2010 como a 40ª música mais passada na noite. A música ainda conseguiu em tempo recorde ser a música mais adicionada nas rádios americanas, mas algo de errado aconteceu...
Ao todo foram vendidas 834.000 de cópias pelos mundo.

You Lost Me
28 de Junho de 2010
Uma das melhores baladas de Christina, mas também o primeiro single da sua carreira a não entrar em nenhuma tabela das mais vendidas. A sua repercussão mundial foi bastante despontante. A sua versão remix deu a You Lost Me a posição #1 da Billboard na Hot Dance/Club Play. A nível mundial foram vendidas 250.000 cópias.


SINGLES (EM INGLÊS)
Colaborações

All I Wanna Do
(Keiso Nakanishi)
1997

Nobody Wants To Be Lonely
(Ricky Martin)
2001
3.857.000 cópias
Lady Marmalade
(P!nk, Mya & Lil' Kim)
2001
5.428.000 cópias
Tilt Ya Head Back
(Nelly)
2004


Car Wash
(Missy Eliott)
2004


Tell Me
(P. Diddy)
2006
529.000 cópias

Moves Like Jagger
(Maroon 5)
2011
9.163.000 cópias *1

*1 - Até ao momento, Moves Like Jagger, vendeu 9.163.000 de cópias em todo o mundo, tornando-se na 69ª música mais vendida de sempre.
SINGLES (EM INGLÊS)
Outros

Reflection
Banda Sonora do Filme "Mulan"
1998

Slow Down Baby *2
"Back To Basics"
2007
120.000 cópias
Oh Mother
"Back To Basics"
2007

I Hate Boys *2
"Bionic"
2010


*2 - Single promocional/ Sem video-clip 
SINGLES (EM ESPANHOL)

Genio Atrapado
"Mi Reflejo"
2000
Por Siempre Tú
"Mi Reflejo" 
2000
Ven Conmigo (Solamente Tú)
"Mi Reflejo"
2000
Pero Me Acuerdo De Tí
"Mi Reflejo"
2001
Falsas Esperanzas
"Mi Reflejo"
2001

Visitas da Página

Army of Me

Circus Portugal Scissor Sisters Portugal Pretty Little Liars Portugal Rihanna Goodies Reece Aurea Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Junta-te

@Xtina

Administração

Administração