Biografia (Desactualizado)

Esta é uma biografia não muito extensa,  para uma leitura mais acessível a todos, apontando apenas os pontos fundamentais da vida de Christina Aguilera.

1ºs ANOS DE VIDA
Christina Maria Aguilera nasceu a 18 de Dezembro de 1980, em Staten Island, Nova York. É uma cantora, actriz, compositora, produtora, perfumista e agora também designer de roupas, vencedora de 4 Grammy's, 1 Grammy Latino e indicada ao Globo de Ouro. Iniciou a sua carreira na televisão, em 1990, aparecendo no programa de talentos americano “Star Search”, entrando mais tarde para o campeão de audiência da época, “O Clube do Mickey”, onde ficou entre 1993 e 1994, sendo também ai que conheceu colegas que hoje em dia são igualmente reconhecidos mundialmente, como Britney Spears, Justin Timberlake, Ryan Gosling entre outros.


ÁLBUM DE ESTREIA E O SABOR DO SUCESSO
Mais tarde foi contratada pela RCA records, em 1998, apósa interpretação do tema "Reflection", para o filme “Mulan” onde impressionou os produtores, por possuir um grande poder vocal.
Em Julho de 1999 lançou o seu primeiro single, “Genie in a Bottle”, para o seu primeiro álbum de estúdio, "Christina Aguilera!. O singlefoi febre por todo o mundo, tornando-se Nº1 em 18 países e vendendo 7,301,000 milhões de cópias globalmente. Este primeiro álbum foi lançado no dia 24 de Agosto de 1999, vendeu 21 milhões mundialmente e foi certificado 10x platina, e tal como “Genie In A Bottle”, foi Nº1 em diversos países. Este álbum deu também a Christina o seu 1º Grammy, numa das categorias mais importantes, “Artista Revelação”, pelo qual competia “contra” Britney Spears e Macy Gray!
Em Novembro de 1999 é lançado o 2º single, "What a Girl Wants", que igualmente como o 1º single foi um enorme sucesso! Mais tarde, em Junho de 2000, Christina lança o 3º single, “I Turn To You”, que com sucesso modesto conseguiu o Nº3 da Billboard. Lançou o seu 4º e último single do primeiro álbum de estúdio em Setembro do mesmo ano, "Come On Over Baby (All I Want Is You)", que voltou a trazê-la aos tops do mundo, conseguindo mais um Nº1 na Billboard.


O SUCESSO CONTINUA EM ESPANHOL
Nesse mesmo ano, Christina mostrou as suas raízes latinas, lançando o seu primeiro álbum totalmente em espanhol, “Mi Reflejo”, com o intuito de ser voltado para o mercado latino.
O álbum conta com regravações dos seus primeiros singles e ainda músicas inéditas. Alcançou o Nº1 na Billboard Latina e em 2001, “Mi Reflejo”, fez com que a Christina ganhasse o seu 1º Grammy Latino, “Melhor Álbum Pop”. O single "Ven Conmigo" tornou-se febre no mundo latino.
Apesar do sucesso modesto o lançamento deste álbum recebeu das mais variadas críticas. “Mi reflejo” deu a Christina um certificado de ouro nos Estados Unidos e também um “World Music Award” como a artista latina que mais vendeu nesse ano.


"UMA CANÇÃO DE NATAL"
Ainda em 2000, Christina lança outro trabalho especial: o platinado álbum de Natal, intitulado “My Kind Of Christmas”, que alcançou o Nº28 na Billboard 200 (o que é um grande feito, para um álbum de Natal). Do álbum foram extraídos dois singles, "The Christmas Song" e "Christmas Time”.
O álbum fez um enorme sucesso e rendeu um especial de TV a Christina, espectáculo esse que é possivel rever no DVD “My Reflection”.





UM DOS REGRESSOS MAIS CONTROVERSOS DO MUNDO DA MÚSICA
Apesar do grande sucesso, Christina estava desapontada com a imagem de cantora pop, extremamente comercial que o seu manager Steve Kurtz tinha criado, não possuindo ela qualquer poder na sua carreira, até que em Outubro de 2000 acabou por despedir Kurtz e contratar Irving Azoff, o seu manager até aos dias de hoje.
Em Outubro de 2002, Christina lança o seu 2º álbum de estúdio, intitulado “Stripped”. Neste momento da sua carreira já tinha controlo quase absoluto sobre a mesma. O álbum possui géneros praticamente opostos aqueles que ela nos habituou, como pop e R&B. O seu sucesso pela Europa foi enorme, assim como noutros continentes, expandindo dessa forma a sua fama.
Em várias ocasiões, Christina disse que a criação de “Stripped” estava relacionada com o facto de se mostrar "real" e "transparente” ao mundo, baseando todo o conteúdo lírico e escrita em temas pessoais da sua vida.
As gravações de “Stripped” já estavam quase a terminar quando Christina se aproximou do produtor Rockwilder (com quem já tinha trabalhado em Lady Marmalade), pedindo-lhe que a ajudasse na produção de uma música "poderosa, selvagem e louca" que anunciasse sua volta como uma artista diferente. A base para a canção foi sugerida pela própria Aguilera: "Let's Get Dirty (I Can't Get in da Club)", de Redman. A canção ficou tão parecida, que acabaram por convidar Redman para fazer uma colaboração, nascendo assim o seu mais polémico e controverso single de sempre,“Dirrty”. O vídeo foi alvo de várias críticas devido à demonstração de diversos fetiches, mostrando Christina a assumir uma posição muito mais aberta em relação à sua sexualidade. Por tudo isso foi, e ainda é hoje em dia, considerado o videoclipe mais sexy de todos os tempos.
O 2º single “Beautiful” foi lançado em Dezembro do mesmo ano, tornando-se nº1 em vários países ao redor do mundo. O video-clipe mostra a realidade de vários grupos sociais que sofrem preconceitos nos tempos que correm, como góticos, homossexuais, travestis e bulímicos (relacionado com a anorexia, excesso de peso). “Beautiful” rendeu mais um Grammy a Christina.
O 3º single, “Fighter”, foi lançado em Abril de 2003, o 4º “Can't Hold Us Down” em Agosto e o 5º e último single, “The Voice Within”, foi lançado em Novembro desse mesmo ano.
Ao todo “Stripped” vendeu cerca de 15 milhões de cópias. Em 2003 Christina uniu-se ao cantor Justin Timberlake, numa turné norte-americana intitulada “Justified and Stripped Tour”, para uma maior promoção dos seus respectivos álbuns, “Justified” e “Stripped”. A turné foi realizada em todo o país norte-americano, porém Christina seguiu sozinha para a Europa e para a Ásia, com a chamada “Stripped World Tour”, que se tornou uma das mais lucrativas turnés de 2003. Acabando por ser mais tarde editada para DVD, “Stripped Live In the UK”.


VISUAL MAIS SOFISTICADO E CASAMENTO
Em 2004, Christina assumiu uma postura mais madura, deixando a ousada imagem que construiu com "Stripped" de lado. Chegou mesmo a participar em importantes movimentos políticos e campanhas sociais.
A 19 de Novembro de 2005, casa-se com o produtor Jordan Bratman numa cerimonia intimista com apenas 120 amigos e familiares mais próximos.






UM REGRESSO ÀS ORIGENS DOS LOUCOS ANOS
Passados alguns meses, com um visual cada vez mais glamouroso e sofisticado, esbanjando elegância por onde quer que fosse e fortemente influenciada pelo jazz e o soul das décadas de 20, 30 e 40, Christina começa a trabalhar no seu quinto álbum, “Back To Basics”, lançado em 15 de Agosto de 2006, obtendo o Nº1 em mais de 15 países.
O primeiro single, "Ain't No Other Man" teve grande êxito no mundo, alcançando Nº3 no Brasil, Nº2 no Reino Unido, Nº6 nos EUA e Nº1 em Portugal.
Do álbum foram ainda extraídos mais 4 singles, “Hurt”, “Candyman” e “Oh Mother” (estes oficiais e com vídeos); mais tarde “Slow Down Baby” como single promocional.
A tourné para promoção do álbum, intitulada “Back to Basics Tour” teve que ser interrompida ao final de 79 concertos ao redor do mundo, devido ao facto de Christina ter engravidado. Apesar disso a fantástica turné rendeu-lhe 90 milhões de dólares, sendo considerada pela própria Christina a maior e mais extravagante turné de toda a sua carreira até ao momento. O DVD da mesma foi gravado em Adelaide, na Australia, intitulado “Back to Basics: Live and Down Under”.


MATERNIDADE
Antes anda de lançar o seu DVD “Back to Basics: Live and Down Under”, a 12 de Janeiro de 2008, Christina foi mãe de um lindo menino “Max Liron Bratman”.







O COMEÇO DE UMA ERA FUTURISTA
Em Novembro de 2008 lançou o seu primeiro álbum “Best Of”, intitulado “Keeps Gettin' Better - A Decade of Hits”, estreando na nona posição da Billboard 200. Para promover o álbum, foi lançado o single "Keeps Gettin' Better", que atingiu o Nº7 na Billboard e foi apresentado ao vivo nos “MTV VMA’s” de 2008.
O álbum contém mais três canções inéditas, "Genie 2.0 (regravação de Genie in a Bottle)", "You Are What You Are" (regravação de Beautiful) e "Dynamite".





SOM DO FUTURO E A PRIMEIRA "QUEDA"
Passados quase 4 anos desde o seu ultimo álbum de originais e após muita especulação, em Junho de 2010, Christina lança o seu quarto álbum de estúdio, “Bionic”. Christina sempre disse que este iria ser um álbum futurista, com inspirações em sons e tipos de música alternativos como por exemplo o electro.
O Primeiro single foi "Not Myself Tonight" e apesar da maior parte das criticas terem sido positivas, comercialmente o single teve uma repercussão moderada nas tabelas musicais principais, não passando do Nº23 na Billboard. Tal como o 1º Single o álbum e ao contrário do seu antecessor “Back To Basics”, “Bionic” teve vendas abaixo do esperado, sendo o álbum de estúdio de Christina que menos rendeu. Mesmo assim foi Nº3 na Billboard, algo que apesar de ser um grande feito, é pouco para uma artista do seu calibre. “Bionic” é um álbum divertido, sexy e ao mesmo tempo emocional, tal como é possivel perceber pelo 2º Single “You Lost Me”.
Devido ao fracasso comercial, a turné “Bionic Tour” agendada para o Verão 2010 foi adiada sem data definida, acabando por nunca acontecer.


DIVORCIO E ESTRELA NA CALÇADA DA FAMA
No dia 12 de Outubro de 2010, Christina anunciou que seu casamento de cinco anos com o produtor musical Jordan Bratman tinha chegado ao fim. A própria confirmou que ela e o Jordan se tinham separado, dizendo: "Apesar de Jordan e eu nos termos separado, o nosso compromisso com o nosso filho Max continua tão forte como nunca". Ela entrou com pedido de divórcio no 14 de Outubro de 2010, pedindo a guarda legal e física conjunta de seu filho, e especificando 11 de setembro de 2010 como a data da separação.
Em 15 de Novembro do mesmo ano, Christina recebe a sua estrela na Calçada da Fama.


PRIMEIRO FILME ESTRELADO
A 24 de Novembro de 2010, Christina estreia-se no grande ecrã com o seu filme “Burlesque”, onde paartilha o protagonismo com a cantora Cher. “Burlesque” é um filme de género musical, indicado a três Globos de Ouro e estreou a 30 de Dezembro desse mesmo ano em Portugal.
A longa-metragem conta a historia de “Ali”, (Christina Aguilera) uma jovem da cidade do interior com uma poderosa voz, que escapa da vida dura e de um futuro incerto e vai para Los Angeles tentar concretizar os seus sonhos. Por acaso, ela chega a um teatro majestoso, “The Burlesque Lounge” que pertence a “Tess” (Cher). Uma história fantástica com um excelente elenco, “Burlesque” é um filme a não perder.



A VOZ REGRESSA...
Em 2011 foi confirmado que Christina seria mentora do mais recente reality show do canal “NBC”, "The Voice", juntamente com Cee Lo Green, Adam Levine e Blake Shelton. O programa estreou nos Estados Unidos no dia 26 de Abril, e elevou o índice de audiência do canal NBC, sendo lider de audiência, da TV americana por quase toda a temporada. Neste momento Christina faz parte ainda da 2ª temporada do programa e já está confirmada também na 3ª.

Visitas da Página

Army of Me

Circus Portugal Scissor Sisters Portugal Pretty Little Liars Portugal Rihanna Goodies Reece Aurea Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Junta-te

@Xtina

Administração

Administração